Produtos de Saúde a partir da Perspectiva do Design
Conheça a união entre design de produtos e enfermagem
Texto elaborado por: Naiara Ashaia. Revisão: Michelle Malkiewiez e Catiele Raquel Schmidt
Destaques
Histórico da união entre design e enfermagem
Pesquisa em produtos de saúde: design e enfermagem
Processo de produção da pesquisa
A área da saúde tem sido palco de diversas pesquisas e inovações que impactam positivamente no bem-estar da população e no desenvolvimento econômico. A busca contínua por melhorias e inovações tem impulsionado o desenvolvimento de metodologias que geraram a criação de produtos de saúde e soluções eficazes.
Nesse contexto, surge a proposta metodológica que busca integrar o conhecimento do design com as necessidades da saúde. Dessa forma, busca potencializar a produção tecnológica e a inovação em enfermagem. Entenda mais sobre a união entre design e enfermagem.
Pesquisa em produtos de saúde: design e enfermagem
A pesquisa tecnológica na enfermagem ainda é incipiente, mas a integração entre design e enfermagem pode ser uma aliança essencial e promissora. Ao trabalharem juntos, podem criar soluções eficazes e eficientes. Assim, preenche lacunas e oferece produtos de saúde inovadores que atendam às necessidades reais do cuidado.
O cotidiano do trabalho do enfermeiro muitas vezes requer o desenvolvimento de novos produtos ou garantia para suprir as carências atendidas. Embora não sejam designers por formação, os profissionais de enfermagem conhecem as necessidades. Em parceria com designers ou orientados por eles, podem gerar soluções inovadoras em produtos de saúde eficazes para os problemas encontrados.
O processo idealizado segue uma sequência lógica e sistemática de atividades, semelhante aos processos metodológicos do design, mas adaptados à realidade da saúde. O método permite encontrar a melhor solução possível. A proposta metodológica busca integrar o conhecimento do design com as necessidades da área da saúde, permitindo a criação de produtos de saúde inovadores, eficazes e eficientes para o cuidado.
Ao estabelecer uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, os profissionais da saúde poderão enfrentar desafios de maneira mais criativa e eficaz, confiantes para a melhoria da saúde e o bem-estar da população. A integração do design à enfermagem representa uma oportunidade para a aproximação dos saberes e práticas, realizada em maior inovação, produção de conhecimento e avanço na área da saúde.
Conclusão
Enfrentar os desafios da inovação na área da saúde requer a integração entre a tecnologia e a ciência, combinando abordagens objetivas com as questões subjetivas do cuidado. Essa abordagem é especialmente relevante na enfermagem, onde os profissionais lidam com desafios assistenciais diários. Muitas vezes são impulsionados a desenvolver novos produtos de saúde ou adaptar os existentes para atender às necessidades.
Nesse sentido, a inovação tecnológica pode contribuir significativamente para a qualidade e segurança do cuidado de enfermagem. Assim, os enfermeiros devem buscar constantemente aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos.